Popular Posts

Eu sei que você mente!


por Felipe D´Castro
- Idéia retirada de um episódio de "The Big Bang Theory"





Protocolo: Regulamento que se observa em alguns atos públicos [fonte]

Tese: A sua vida é perfeita. Não há problemas com você. Nenhum.

Sabe como eu sei? Porque tantas quantas forem as vezes que te perguntarem: “Ola, tudo bem?”, você responderá: “Tudo, e você?”. Porque na maioria das vezes que te pisarem o pé, você olhará para o “carrasco” e dirá: “Não foi nada!” – mesmo com aquilo pulsando de dor!
O que é o protocolo social? Um conjunto de regras aceitas de forma tácita por um grupo de seres que compartilham o mesmo espaço físico: uma penca de ações hipócritas.
Para ser humano, o ser tem que ser hipócrita, além de pensar. Ou isto ou o ato de pensar acarreta a hipocrisia. Sabe o que é hipocrisia? É dizer que tudo está bem quando o salário está atrasado, a fome está comendo o estômago e a mulher dormindo com o vizinho. Somos hipócritas, isto é inconteste. O que faz com que você não aceite esta afirmação? Resposta: o protocolo social.
O protocolo social nos impede de darmos tiros para todo lado quando estamos nervosos, de esfaquear qualquer um quando estamos “depressivos” ou peidar alto em um elevador lotado – sim, por que não? No entanto, nos impede de ser assertivos – o que é essencial para se viver em paz consigo. Ser assertivo quer dizer: falar a verdade; não a verdade do mundo, a coisa certa, mas o que você pensa ser a verdade. Tipo: “Oi, tudo bem?”, “Pior que não, rapaz. Ontem á noite quis fazer uma surpresa a minha mulher, na cama, e acabei traçando a mãe dela. Sabe como é, eu tava bêbado, errei o quarto, a velha tá viúva há um tempinho...” (#VDM?). Mas isso seria muito chato. Então, pra quê serve o protocolo? Pra tornar a vida mais “legal”?
Não, idiota! Pra camuflar a hipocrisia, lógico. O que seria de nós sem o protocolo? Imagina se em todos os conselhos que damos fôssemos falar tudo o que pensamos a respeito do assunto e a respeito da pessoa? Se a cada esbarrão que levássemos disséssemos o que imaginamos? Imagine a situação: Você é chamado para algum lugar pela pessoa “X”, porém, entretanto, contudo, todavia você não quer ir – não com ela. Diria à “X” que não quer ir ou inventaria uma desculpa, do tipo: “Amanhã não posso, X, tenho que... vacinar meus peixes!” Tá, já sei a reposta. O protocolo existe, portanto, para camuflar a hipocrisia. A hipocrisia existe para nos aproximar uns dos outros, caso não existisse, caso falássemos sempre a verdade dos nossos pensamentos para toda a sociedade, morreríamos sozinhos. E o mundo não teria espaço para tantas quitinetes!
Voltando à questão crucial, sua vida não é perfeita, mas socialmente, andando com seus amigos, no meio de sua família, você se sente perfeito. Por quê? Why? Você, pequeno hipócrita, assinou, sem saber, óbvio, esse tal protocolo social. Você diz a todos que está bem e perdoa qualquer ato de efeito físico ou moral... você é foda! É a própria mini-Tereza de Calcutá!
Então ficamos assim: Você finge que tudo está bem – inconscientemente - por meio do protocolo social, que por sua vez é indispensável para a convivência entre os seres. Concluímos então que, somos todos hipócritas mas aceitamos uns aos outros assim mesmo porque... bem, mesmo que não aceitássemos não exporíamos isso!


< >

Um comentário:

  1. O protocolo social é uma coisa 'bem legal'. Ele, quando usado de forma moderada, põe limites éticos à sociedade (o caso da flatulência no elevador)mas como assim não é usado nos obriga a sermos hipócritas e se vc não obedecê-lo vai ouvir alguém dizer que você é um 'chato, metido a crítico e sem carisma' (aconteceu comigo).
    E sobre o trecho que você fala em 'falar sempre a verdade' é bem interessante, quando falamos a verdade, falamos a nossa verdade e a nossa verdade tende a nos colocar numa posição de que sempre estamos certos. É Mais um caso de hipocrisia. Moldamos a verdade. Falamos o conveniente e omitimos o que não é tão digno. Como se não bastasse, precisamos sempre nos afirmar e como nos achamos 'imaculados' sempre falamos dos outros.
    Essa questão é muito podre, nem vou falar mais.

    Ps1: Você, Felipe, pediu para eu falar quebrando os protocolos, não sei se consegui, mas tá aí.
    Ps2: Sou chata nos comentários, mas aceitarei aquele seu eufemismo.
    Ps3: Não parece mas eu concordei com tudo, só ratifiquei.
    Ps4:Eu sigo os protocolos e todo mundo segue.

    ResponderExcluir