Popular Posts

Futilidade e Vaidade: qual o limite?


Por Danni


Eu acho que esse texto foi inspirado em diversas conversas e ações do meu cotidiano. Fui percebendo coisas, fazendo a reflexão, porém ainda sem conclusão. Deixando isso de lado e indo direto ao ponto, estava eu a me perguntar, sofremos uma ditadura das compras, da beleza, dos interesses e da falsa realidade? É uma pergunta e não uma insinuação. Eu explico.

“É Natal, vou comprar roupa nova, afinal aquele gato vai estar lá! Reveillon eu vou de chinelinho chique porque eu tenho que estar linda e simples ao mesmo, galera inteira vai comparecer! Praia? Praia é sinônimo de biquinho novo, mas eu quero um daqueles que valoriza o corpinho, falar nisso, vou entrar já num academia!” Muitas vezes nos pegamos dizendo uma coisa dessas. Será isso apenas um desejo de arrumar-se, de se cuidar, uma pequena vaidade ou uma obrigação inconsciente de parecer sempre feliz e perfeitamente adequada(o) para um mundo de pessoas que está cagando e andando pra você mas que mesmo assim você insiste em dar satisfação?

É bem verdade que somos influenciados pelas informações da mídia, como diria Danilo Gentili sobre a fumaça do cigarro, “ela entra pelos nossos ouvidos e olhos contra nossa vontade, é um estupro!” Mas eu acho (e essa é uma opinião pessoal) que o ser humano tem uma tendência a aceitar esse tipo de coisa, a gostar até, é da nossa natureza. E isso seria completamente inofensivo se não houvesse uma roda de interesses em torno de tudo isso. Interesse em parecer mais bem vestido, mais bonito, interesse de estar sempre na moda e com isso atrair mais pessoas, atenções, olhares, elogios, admirações. Além de outros interesses que nem cito aqui, conscientes e inconscientes.

Ter vaidade é normal, natural e até saudável (imagine se uma mulher deixasse de cortar o cabelo do suvaco por achar excesso de vaidade?). Porém, até que ponto estamos deixando de ser vaidosos para sermos insuportavelmente fúteis? [(digo insuportavelmente porque quando somos vaidosos inocentemente ainda somos fúteis, futilidade todo mundo tem o que muda é o grau de pessoa por pessoa) E a interrogação na verdade é depois desses parênteses e colchetes, mas acho estranho demais colocar aqui].

Ps1: Pensei em falar no capitalismo exacerbado, na mania consumista e na inversão de valores, mas todos vocês já conhecem esse discurso todo.

< >

5 comentários:

  1. Hehehe, adoro essas intervenções no texto. Por isso Machado faz tanto sucesso! hehe

    A questão é: vaidade e futilidade andam juntos? você é fútil por ser vaidoso? Proporcionar-se a realização do que se deseja é futilidade?

    Em discussão! hehe

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que futilidade é você comprar algo que não precisa porque é bonito, por exemplo. A principio isso não é ruim, não há nada demais nisso. Mas quando é que isso deixa de ser uma prática inocente pra ser um hábito nocivo e desumano? Temos interesses por trás da necessidade de se sentir bonito.
    Quem é vaidoso não é fútil, mas o excesso de vaidade faz com que seja.
    Todo tipo de excesso é ruim, na verdade.

    ResponderExcluir
  3. Essa musa sopra forte hein?!kkk'

    Naum sou futil (eu acho), mas sou mt vaidoso!
    Mas vamos ser futéis pra movimentar a economia do Brasil pow!kkk' [zoando]

    Bom artigo! ;D

    ResponderExcluir
  4. Errei o acento na palavra "fúteis"! ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Mto bom seu blog, artigo excelente, parabéns! ;D

    Visite o meu tbm e deixe um comentário: www.BlogCandelabro.tk

    abs!

    ResponderExcluir