Popular Posts

Nasci, mijei na cama e fui fã de Chiquititas...

por Felipe D´Castro






“Quando eu tinha uns sete, oito anos, comecei a ter crises muito fortes de bronquite asmática...” Eu, francamente, não poderia dormir sem ler isso hoje. Essa frase é de Fiuk, filho do cantor Fábio Jr., um astro teen brasileiro de vinte anos de idade. A citação foi retirada de sua biografia intitulada “O Diário de Fiuk”, de 2010. Sim, caramba, biografia!
O que se pode fazer de importante em vinte anos? Muita coisa, Jesus, por exemplo, evangelizou e foi crucificado, mudando a história da parte ocidental do mundo; Hitler marcou a história, ceifando milhares de vidas; Deus criou o mundo em sete dias... mas, e quando se tem vinte anos de idade? O que se pode ter feito? Vou listar abaixo os possíveis acontecimentos e você riscará da lista o que não aconteceu com você:
1- Nasci, lógico;
2- Comecei a falar “papa” e “mãman”
3- Com três anos ganhei um boneco(a) dos Power Rangers (ou da Barbie);
4- Tive um pirocóptero
5- Curti Mamonas pra caramba
6- Andei só com a roupa de baixo por todo canto, incluindo a rua;
7- Sofri algum tipo de doença;
8- Ganhei uma bicicleta;
9- Tive meu primeiro amor, inesquecível;
10- Baguncei pacas na escola;
11- Dei meu primeiro beijo;
12- Quis formar uma banda/escrever um livro
... e por ai vai...

Por que listei isso? Se você, leitor, ainda não se deu conta, a mania entre os astros teens é a “confecção” de biografias. Ou seja, um monte de jovens de vinte anos – no máximo – escreve sua história - que é igual a minha e a sua até um certo ponto: eles chegaram à fama! – para vender aos fãs, que são, por sua vez, acéfalos!
Duas biografias chamaram-me a atenção:





Justin Bieber
Título: Justin Bieber de A a Z
Ano de Lançamento: 2010







Filipe Fiuk
Título: O Diário de Fiuk
Ano de Lançamento: 2010





O primeiro rapazinho tem 16 anos de idade. Eu me recuso a comentar sobre a idiotice de se comprar uma biografia dessas. O segundo tem 20 anos. É filho de famoso. O ponto positivo da biografia é fazer o leitor perceber que é um idiota, fazendo com que o fã economize dinheiro com psicólogos e psiquiatras. Achei na net algumas citações importantíssimas que jamais, repito: jamais, devem ser esquecidas por quem quer realmente entender as grandes personalidades da história do mundo:

“Cantores não devem comer alimentos a base de leite antes do show, mas todos nós sabemos que gosto de quebrar regras. Pizza é simplesmente tão bom!...” (pág. 15) – Justin Bieber

“Quando eu tinha uns sete, oito anos, comecei a ter crises muito fortes de bronquite asmática...” – Felipe Fiuk

“Não se importe em ser um skatista horrível ou um péssimo editor de vídeo ou um completamente terrível jogador de golf. Se fizermos apenas coisas que somos bom, nunca aprenderemos nada novo.” (pág. 52) - Justin Bieber

“Eu me lembro de ser daquele tipo de moleque que não para quieto...” – Filipe Fiuk

“Não se importe em ser um skatista horrível ou um péssimo editor de vídeo ou um completamente terrível jogador de golf. Se fizermos apenas coisas que somos bom, nunca aprenderemos nada novo.” (pág. 52) – Justin Bieber

“O Edson foi meu melhor amigo até os quinze anos. Melhor amigo mesmo! Ele morava numa favela. Então, eu pedia pra minha mãe me deixar na hípica e depois fugia com o Edson para a favela. A casa dele era no meio do mato...” – Filipe Fiuk

“Levantei-me e cantei, pensando que isso era possivelmente o maior momento da minha vida – da vida de qualquer um – melhor do que o hóquei, melhor do que Star Wars, melhor do que o peru com molho da minha avó.” (pág 88) – Justin Bieber

O pior é que essa merda toda vende!
O pior é que o povo acha interessante!
O pior é que o povo se importa por uma crise asmática, bronquite, sei lá o que porra é!
O pior é que ainda haverá piores que isso! É! Vai piorar!
Sim, a mania tomou conta do mundo teen e essa “peste colorida” vai se espalhar de uma maneira pior que a peste negra! Em 2011 haverá dois lançamentos que vão nos fazer pensar: por que o mundo não acaba em 2010 mesmo? Pra quê esperar até 2012?
Em 2011 a banda Restart lançará um filme contando sua incrível trajetória até a fama, a fuderosa fama que corrói os neurônios da juventude perdida atual. Ainda no mesmo ano, pasmem, chegará as livrarias, ao lado das biografias de João Paulo II, John Lennon e Luis de Camões, a biografia de Luan Santana. Puta que o pariu: Luan Sanatana?
Onde isso vai parar? Vou continuar em outro post porque esse já tem merda demais!

< >

7 comentários:

  1. Ao meu ver biografia só deve ser feita depois que a pessoa morre. São poucas as biografias boas de pessoas ainda vivas (A de Eric Clapton é um exemplo). A situação piora quando a biografia, nesse caso autobiografia, é de alguém muito jovem, alguém sem história pra contar. Aí dá nessa, só lixo editorial assinado por produtos da mídia dirigidos a adolescentes imbecis.

    ResponderExcluir
  2. Maria Isabelle Rocha comentou:


    Texto muito bem escrito, Felipe (como sempre)mas...porém...todavia... é o seguinte: não somos mais adolescentes. Então, claro que a gt acha tudo isso uma merda. Mas, eu bem lembro de ter escrito no meu caderno da 7ª série: I love Backstreet Boys! kkkk. Será q se na epoca tivesse saído a biografia de um deles eu n compraria? Ia ser um monte de leseira. Mas quer fase mais "dããã" do q a adolescência? Acho q o perigo é o adolescente se alimentar só disso. E deixar todo o resto de lado...e na fase adulta tbm temos q escolher: ou escuta Chico Buarque ou Parangolé... ou assiste BBB ou lê um livro. Ou vc é cult ou burro.Eu n assisto o bbb, mas vejo uns seriados americanos (alguns bem idiotas). Só posso sentar alí na rede e ler meu livrinho! E adianta escrever, meter o pau: bando de idiotas, n vejam o BBB! Acho q muitos se preocupam mais é em mostrar q são intelectuais! (N é teu caso, Felipe)Eu curto MPB, mas o q me impede de ouvir de repente um pagode e curtir a letra? Acho que tem muita hipocrisia por aí...é só o que vejo...muitos pseudosintelectuais...que têm uma inteligência canalizada!


    Ela não coneguiu comentar diretamente... Valeu, Isabelle!

    ResponderExcluir
  3. O blog tá cada vez mais polêmico! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo "em partes" o que isabelle disse. Até porque fui grande fã de chiquititas e até hj tenho os 10 cds da "novelinha"kkk com direito a especial de natal e tudo. Mas o problema em que enfrento hj, em relaçao a essas modinhas, é o DESTAQUE que a mídia tá fazendo, a ponto deu entrar numa Bienal de literatura(encontro de livros de literatura) e só ter essas biografias de: Justin, Fiuk, Britney Spears e etc, sendo eles os mais vendidos. Pode uma coisa dessa??

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que nosso tempo as modinhas eram diferentes. Chiquititas era inocente e legal sem ser apelativo ou foraçdo. Quem não dançava 'mexe, mexe, mexe com a mãos?" Era coisa de criança mesmo, as modinhas de hoje forçam as crianças a tentar agir como adultos.

    ResponderExcluir
  6. Também concordo com Laís, claro que quando somos mais novos gostamos de coisa de "gente mais nova", é natural. O grande problema, a meu ver, é o dinheiro e a alienação que a mídia faz em cima disso. Nós crescemos sendo fãs de Chiquititas, TV Curj, mas ao mesmo tempo conhecemos a literatura Infantil, com os contos de fadas, os bons filmes de antigamente, tínhamos mais cultura... nossas músicas eram em português e falava, coisas destinadas à "gente mais nova", e não sobre desilusões amorosas que sequer sabíamos ainda o que era! Nos forçando a "crescer" mais rápido. Vai dar um DVD da Cinderela a uma menina de doze anos hoje...

    ResponderExcluir