Popular Posts

A Vida Social

Por Danni


Eu não tenho tv a cabo, mas sei que Natalie Portman estava belíssima no Globo de Ouro, afinal foi tudo tuitado. Soube de uma fofoca quente acerca de uma amiga, afinal o recado que mandaram para ela no Orkut não foi privado, todo mundo viu! E aquele ‘gato’ da noite passada? No Facebook ele está tendo uma amizade colorida. Será que se refere a mim àquele termo? Já deu tempo dele atualizar?

Esta geração é a geração das redes sociais, sites criados apenas para reunir pessoas com características comuns (ou nem tanto) num só lugar. Mas será que é isto mesmo? Qual a real utilidade de uma rede social? Eu não sei ao certo, porém posso dizer duas razões para tantas pessoas as utilizarem: curiosidade. Sim, curiosidade! Curiosidade e autoafirmação! O ser humano é, por natureza, sociável. Nós queremos saber as novidades, novidades acerca de tudo. Qual festa está rolando? Quem ficou com quem? E desta maneira nos tornamos de certa forma vítimas daquilo que criamos (não pude deixar de lembrar a última cena de ‘The Social NetWork’ agora). Parece absurdo, mas quem nunca ficou atualizando o Orkut para saber se tal pessoa visitou seu perfil ou se aceitou a sua solicitação de amizade? Ansioso para ver as fotos? Para ver as notificações do Facebook? E nos tempos de twitter, quem nunca ficou tentando adivinhar se tal ‘tuitada’ era uma indireta? Assim como nos subnicks dos MSNs da vida? Tornamo-nos escravos, substituindo o encontro casual pelo virtual. Antes eu ficava nervosa ao vê-lo se aproximando, hoje eu tremo mais quando vejo a janelinha do msn com “AqueleCara acabou de entrar”.

Na realidade virtual, assim como na material, também buscamos status e mascaramos a verdade. No Orkut, eu sou só alegria, uso aquele tema colorido. No facebook, eu posto comentários legais nas fotos da galera. No Skoob, eu só leio livro de intelectual. No Twitter, só frase com palavras de fundo dicionário. Essa é a minha forma de mostrar que a minha grama é mais verde que a sua. Que nós olhamos sim a estética das coisas (Se você não olha, por que edita as suas fotos antes de postá-las? Aliás, por que posta?). Que queremos sim representar na vida virtual aquilo que não somos na real. Até porque, mesmo que eu não seja desse jeito, quem vai saber?

< >

5 comentários:

  1. Muito bom o texto, ressalta o velho dito do "acesso logo existo", inovação tecnológica a mil enquanto o contato físico e a comunicação verbal é posta cada vez mais de lado.

    ResponderExcluir
  2. Estamos perdendo o prazer pelo contato humano...
    Serááááá?

    ResponderExcluir
  3. muito bom danni... me identifiquei bastante com seu texto =~~

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que as críticas aqui feitas se aplicam a mim antes de qualquer um. Sou tão quanto ou mais escrava das redes.

    ResponderExcluir